Gestão Industrial


A Gestão Industrial e Ambiental tem como objetivo, planear e controlar as atividades da empresa, de forma a assegurar o cumprimento dos requisitos legais e otimizar os processos, melhorando a sua eficácia e eficiência.

Atividades do Serviço de Gestão Industrial

  • Licenciamento Industrial e Ambiental - O licenciamento das atividades industriais implica um conjunto de processos administrativos e técnicos. O Sistema da Indústria Responsável (SIR) descreve todo o processo de licenciamento industrial mediante a tipologia do estabelecimento. O Licenciamento Ambiental identifica as instalações abrangidas pelo regime PCIP - Prevenção e Controlo Integrado da Poluição assim como as disposições procedimentais, com vista à obtenção da licença ambiental.
  • Plano de Gestão de Solventes (PGS) - Elaboração do Plano de Gestão de Solventes (PGS) para as atividades constantes no anexo VII, parte 1, e que excedam o limiar de consumo anual previsto no quadro 53, parte 2, do mesmo anexo, do diploma legal. Exemplos de atividades abrangidas pela elaboração do plano de gestão de solventes:
    • Atividades de revestimento (metais, plásticos, têxteis, curtumes);
    • Fabricação de calçado;
    • Retoque de veículos;
    • Impregnação de madeiras;
    • Impressão (flexografia, serigrafia, envernizamento).
    O PGS deve ser enviado à respetiva Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) até dia 30 de abril de cada ano, com os elementos referentes ao ano civil anterior.
  • Auditorias de Avaliação da Conformidade Legal Ambiental - O cumprimento dos requisitos legais em matéria de ambiente é uma das áreas estratégicas de desenvolvimento das empresas, que tem como principais objetivos melhorar o seu desempenho ambiental. Através da realização de uma auditoria ambiental, poderá verificar o cumprimento da legislação ambiental aplicável e identificar riscos potenciais com vista à sua minimização, bem como sensibilizar os colaboradores para as problemáticas ambientais inerentes às suas atividades.
  • Licenciamentos de Equipamentos Sob Pressão (ESP) - Estão sujeitos a licenciamento todos os Equipamentos sob Pressão (ESP) de acordo com Regulamento de Instalação, Funcionamento, Reparação e de Alteração de Equipamentos sob Pressão.
  • Avaliação do Risco de Atmosferas Explosivas (ATEX) - A avaliação de risco devido à formação de atmosferas explosivas é uma avaliação específica que deve ser realizada em todas as atividades com manipulação de substâncias inflamáveis (gases ou vapores) ou poeiras combustíveis. O processo de avaliação das atividades com risco de formação de atmosferas ATEX, deve ser realizado por técnicos com conhecimento específico e detalhado, dada a complexidade destas avaliações.
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